O processo seletivo de funcionários em uma franquia

O processo seletivo de funcionários em uma franquia

 

Como funciona o processo seletivo de funcionários em uma franquia? É uma pergunta que você já pode ter se feito. Mas cada franqueadora costuma ter um processo de orientação para que as franquias possam formar uma boa equipe  de colabores, essenciais nos primeiros meses quando o negócio busca se firmar.

Algumas redes de franquias disponibilizam banco de talentos em seu site, destinado ao preenchimento de quem quer trabalhar na marca. Muitas vezes, no próprio banco de dados existem candidatos que possam preencher as vagas da sua unidade, o que  economiza tempo e até dinheiro no processo de contratação.

Algumas franqueadoras oferecem treinamento; no caso da Onodera, por exemplo, que trabalha com um treinamento focado para cada tipo de profissional. Mas, para além do suporte que as franquias dão, a seguir daremos 5 passos para que você possa formar uma equipe forte, robusta, que vai te auxiliar nesse momento tão importante de consolidação.

1 – Alinhamento de valores

Se você escolheu ter uma franquia de determinada marca, significa que você e a empresa escolhida possuem valores em comum. Portanto, na hora de buscar por profissionais procure aqueles que tenham interesses e valores em comum com você e a marca. Isso evita atritos e divergência de objetivos, facilitando o processo de seleção  e o trabalho futuro em equipe.

2 – Use a credibilidade da sua marca

Se você possui uma franquia de uma marca famosa, o processo seletivo será mais fácil, pois você terá mais opções de escolha. Aproveite e analise cuidadosamente cada currículo, cada portfólio. Faça listas de prós e contras de cada candidato e coloque na balança aquilo que você mais procura neles.

3 – Converse com outros franqueados

Procure outras unidades, converse com os responsáveis por elas e peça dicas valiosas, que muitas vezes só quem já possui tempo de experiência trabalhando com a marca saberá te dar. Pergunte onde encontrar esses profissionais e peça indicações de pessoas que, muitas vezes são talentosas e possuem o perfil da marca, mas por aquela unidade estar com o corpo de funcionários completo, não foi possível a contratação.

4 – Divulgação certeira

Se você está procurando cozinheiros para sua franquia não adianta procurar em uma escola de informática. Divulgue e busque profissionais nos meios certos. Faça parcerias com universidades, escolas técnicas e cursos profissionalizantes. Redes sociais, fóruns de discussão, e o LinkedIn também são ótimos veículos para encontrar pessoas com os requisitos necessários.

5 – Processo seletivo

Não precisa fazer um processo seletivo apressado, mas também não há necessidade de um demorado, com várias etapas e dinâmicas como em grandes empresas. Para poupar tempo e dinheiro, seja produtivo: prepare roteiro com perguntas, seja simpático, deixe o candidato à vontade, ouça com atenção as respostas e anote pontos positivos e negativos para não esquecer. Ao final, priorize suas decisões com base nas habilidades e necessidade das vagas que precisa preencher.

Gostou das dicas? No blog temos mais informações em como tornar sua franquia mais lucrativa.


CTA-BAIXE-APRESENTACAO-COMERCIAL-672x352

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu