O que são os royalties de uma franquia?

O que são os royalties de uma franquia?

 

Das taxas cobradas, os royalties de uma franquia são a mais importante junto com a Taxa de Franquia, pois costuma ser a principal fonte de renda dos franqueados, e você precisa entender o que significa para entender o impacto que isso terá em seus resultados.

O termo Royalty possui origem na língua inglesa e é derivado da palavra royal, que se refere a uma propriedade que é de direito do rei. No Brasil, a Lei 8.955/9 que regulamenta o setor no país afirma: “A Taxa de Royalties é a remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador.”

A mesma Lei não estabelece quais tipos de royalties podem ser cobrados, portanto não impõe qualquer restrição quanto ao seu critério de apuração e base de cálculo.

A única determinação conferida por ela sobre o tema é que a na circular de oferta de franquia deverão ser consignadas “informações claras quanto a taxas periódicas e outros valores a serem pagos pelo franqueado ao franqueador ou a terceiros por este indicados, detalhando as respectivas bases de cálculo e o que as mesmas remuneram ou o fim a que se destinam”.

Tipos de royalties:

Existem diversas formas de cobrança dos royalties. As principais são:

Percentual sobre o faturamento ou lucro

Aqui o franqueado desembolsa um percentual sobre o faturamento ou lucro da unidade franqueada. Costuma ser o modelo mais usado.

Valor fixo

Independente do resultado da unidade, a franqueadora determina um valor fixo mensal a ser pago como royalties.

Percentual sobre compras 

Comum entre franquias de produtos, nela o franqueado paga uma taxa sobre os produtos que ele adquire da franqueadora.

Taxa de Franquia

É um valor pago inicialmente pelo franqueado para fazer parte da rede, como se fosse uma taxa de adesão ao sistema. Ela cobre a consultoria, treinamentos, suporte comercial, elaboração de projeto arquitetônico e outras despesas.

Atenção às leis municipais

Em cada município existe uma legislação sobre impostos e taxas  e isso pode ser um fator decisivo ao instalar uma unidade em determinada cidade. Isso porque algumas obrigam os franqueados a reter o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre os royalties pagos.

Em resumo existem algumas diferentes formas de cobrar royalties dos franqueados, entenda e estude cada uma para obter o melhor retorno e o melhor sucesso do seu negócio.A estrutura e  o suporte da rede deve ser um fator determinante para a relação ser vantajosa.

A melhor analogia é você pensar como se tivesse virado sócio em um clube muito exclusivo, onde você paga um valor inicial para se tornar um membro, além das taxas periódicas para manter-se como associado.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu