Gestão de equipe em clínicas de estética: táticas de liderança para manter os funcionários engajados

Gestão de equipe em clínicas de estética: táticas de liderança para manter os funcionários engajados

A gestão de equipe eficiente é um dos elementos necessários para o sucesso de qualquer negócio. Em franquias de clínicas de estética não é diferente, porém possui algumas peculiaridades. Além dos colaboradores que atuam na sede da franqueadora, cada unidade da franquia tem sua própria equipe e isso é um grande desafio. 

Com o objetivo de tornar o trabalho em equipe mais assertivo, a ONODERA Estética separou algumas táticas de liderança que vão manter seus colaboradores engajados. Confira!

O papel da liderança na gestão da equipe

Criar e manter uma equipe engajada e comprometida é um desafio de todo líder. Esse trabalho tem início logo no processo de seleção, que deve ser adequado às demandas de cada função. Além disso, é fundamental que a liderança ofereça treinamentos constantes, determinando, de maneira clara, quais são as posições e atribuições de cada indivíduo dentro da franquia.

Em primeiro lugar, o franqueado precisa ter em mente quais são os valores e a cultura da rede franqueadora. Para colocar em prática uma gestão de equipe que seja eficiente, gere engajamento de seus colaboradores e garanta o sucesso e rentabilidade da franquia.

Uma vez que estes parâmetros estão claros, é hora de fazer um planejamento estratégico, que tenha foco no crescimento da marca, utilizando a ferramenta fundamental no processo, que são colaboradores alinhados, dispostos e que saibam da importância de um trabalho em equipe bem realizado.

Relacionamento sólido com a franqueadora é fundamental

O suporte eficaz da franqueadora é essencial para ter uma franquia de sucesso, garantindo o crescimento das unidades. A relação entre as duas partes deve ser de confiança, com os objetivos da marca em sintonia. A ONODERA Estética, por exemplo, oferece ampla assessoria aos seus franqueados, garantindo a qualidade em todas as etapas: desde o processo de aquisição de uma franquia, treinamento de funcionários, inauguração e durante todo o funcionamento da unidade.

Cases de sucesso são inspiração

O trabalho em equipe, antes de mais nada, é realizado por pessoas. E são elas que precisam estar realizadas e motivadas para, de fato, vestirem a camisa da empresa e engajarem o máximo de sua competência no exercício de suas funções.

Mais uma vez, o trabalho do líder se mostra essencial. Ao obter acesso a cases de sucesso de outras clínicas da rede, os colaboradores perceberão como é possível alcançar seus objetivos e terão motivação para manter o trabalho harmonioso e eficiente. Lembre-se que o entusiasmo dos funcionários influenciará diretamente no relacionamento com seus clientes, fidelizando e conquistando-os cada vez mais.

Reconheça os méritos e desempenho da equipe

Para uma gestão de equipe eficiente é primordial observar o esforço dos colaboradores, garantindo que todos os membros percebam que seu trabalho está sendo reconhecido. Além de oferecer o feedback, é essencial mostrar a importância das ações de cada indivíduo para os resultados positivos do trabalho em equipe.

Vale ressaltar que os feedbacks negativos devem ser feitos de maneira individual, sem expor os colaboradores. Também é preciso apontar os erros de maneira clara junto às possíveis soluções e quais os próximos passos.

Recompensas estimulam a motivação

Reconhecer o trabalho de uma equipe funciona sempre, mas recompensar a todos traz mais motivação para os colaboradores. Em sua gestão de equipe, recompense o esforço e os resultados entregues dentro da sua clínica ONODERA Estética.  Pense em alternativas que possam motivar os funcionários. Se não for possível oferecer bônus financeiros, busque ações que possam gerar valores para os funcionários, como uma experiência especial, festas no final do expediente, jogos dinâmicos em equipe durante confraternizações, dentre outros.

A ONODERA Estética está sempre à disposição para oferecer seu know-how e experiência, para auxiliar na gestão da equipe de todas as unidades franqueadas.

Resultados a longo prazo

Quando temos colaboradores engajados e metas alcançáveis, cabe à liderança acompanhar e tornar o sucesso real. É parte do processo identificar os acontecimentos entre as metas e os resultados.
Para o sucesso do engajamento das equipes de uma franquia, é importante criar a sinergia entre franqueador e franqueado, oferecendo qualidade no atendimento e mantendo a construção de uma marca forte e rentável neste mercado que cresce a cada ano.

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