Franquias rentáveis: segurança e bom investimento

Franquias rentáveis: segurança e bom investimento

O mercado de franquias (também chamadas de franchising) vem se mostrando um dos melhores investimentos para o brasileiro nos últimos anos. Só no ramo de estética, isso significa quase 500 mil pessoas empregadas ou investindo nesse negócio que só cresce. Escolher onde investir, entretanto, é tarefa difícil, principalmente para os indecisos: são mais de 3000 opções de franquias disponíveis. Com tantas opções, as franquias rentáveis saem na frente – é o caso da Onodera, que se destaca no ramo por seu baixo valor de investimento e seu retorno rápido.

Segundo um levantamento realizado em 2018 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 29% das franquias demandam no mínimo 12 a no máximo 18 meses para que o investidor tenha um retorno de 100% do valor investido. Em casos de microfranquias, o aporte é mais rápido, tendo um ponto de equilíbrio em 6 meses. A partir daí, é lucro. Tais dados comprovam que muitas vezes um empreendedor deixa o investimento em franquia por diversas questões, mas não necessariamente o mercado que, como vimos, é promissor para o ramo.

O que torna uma franquia rentável?

Do ponto de vista do público, diversos fatores tornam uma franquia rentável. Primeiramente, devemos considerar o setor: alimentos, roupas, conveniência – existe uma infinidade de opções que tornam ou não a franquia rentável, a depender também do local em que a franquia será aberta. O ramo de estética acaba se destacando: a beleza não é sazonal, e a busca por mulheres, e cada vez mais homens, também, só aumenta. Até o final de 2020, espera-se que o crescimento total desse ramo de franquias em que a Onodera está inserida seja de mais 14%.

Já do ponto de vista da pessoa que quer investir, diversos outros elementos comprovam que, de fato, investir em franquias é um negócio certeiro. O Sebrae aponta como benefícios desse setor o aporte do franqueador e a garantia de mercado, fazendo com que o franqueado gaste muito menos dinheiro do que se investisse por conta própria e garantindo um resultado melhor devido ao uso da marca já existente. Para entender melhor, vamos ver uma a uma os argumentos que nos mostram que ter uma franquia é um negócio rentável:

Cinco motivos pelos quais franquias são um bom investimento:

1. Uso de uma marca já existente

Quem investe em franquias rentáveis têm o privilégio de “usufruir” da vantagem competitiva de uma marca já consolidada no mercado, gerando confiança para novos clientes. Além de possuir desconto no preço de compra e aluguel de maquinário, por exemplo, todos os produtos e serviços já estão testados, o que economiza tempo e dinheiro consideráveis.

2. Aporte do franqueador

A relação franqueado / franqueador é  uma via de mão dupla: a partir do momento que uma pessoa investe numa franquia, é de interesse dos responsáveis pela marca que a nova filial ofereça um serviço padronizado e de qualidade. Assim, o franqueado receberá todo o aporte e apoio necessários para exercer um bom trabalho, além de já contar com facilidades como um distribuidor, estoque e fornecedores oficiais e homologados. conseguindo assim facilidades e descontos especiais nas compras de materiais e equipamentos.

3. Custos rateados 

Você já reparou que, a priori, todas as franquias seguem o mesmo padrão arquitetônico? Isso acontece porque  toda a construção é supervisionada e apoiada pelos detentores da marca, que ganha o projeto arquitetônico já com a previsão dos gastos ao pagar a taxa de franquia.

O mesmo acontece com os custos de publicidade: um único montante é dividido entre os franqueados e o retorno é garantido a todos, diminuindo substancialmente o valor a pagar e garantindo a qualidade da propaganda.

4. O plano de negócio já está pronto

Numa franquia rentável, o plano de negócio já será feito pelo próprio franqueador, economizando tempo do franqueado, que nem sempre dispõe de expertise e conhecimentos econômicos e sociais para tal. 

5. Independência jurídica e financeira

Apesar da relação estreita entre as duas parte que compõem a franquia, o franqueado ainda terá autonomia jurídica e financeira, possuindo uma própria razão social e CNPJ, sendo responsável jurídica e financeiramente pela unidade.

Se interessou pelo ramo das franquias? Então venha fazer parte da Onodera! Sempre lançando quatro novos tratamentos estéticos por ano com tecnologia de ponto, a marca já se tornou uma das franquias mais rentáveis do mercado de estética. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu