Franquias: por que devo pagar o fundo de propaganda?

Franquias: por que devo pagar o fundo de propaganda?

Investir em franquias é um dos negócios mais lucrativos do país. Ainda assim, muitas questões que envolvem o contrato entre franqueado e franqueador continuam sendo um mistério para quem quer investir. E é importante que todos os detalhes fiquem muito claros antes do contrato ser assinado. Uma das primeiras dúvidas do candidato é sobre o fundo de propaganda: para quê ele serve? Preciso mesmo pagar essa taxa?

Entender o fundo de propaganda não é nenhum segredo. Também conhecida como Taxa de Publicidade, é um dos encargos da franquia que deve ser paga mensalmente diretamente para o franqueador. O valor arrecadado é destinado justamente para a propaganda e marketing da rede.

Como funciona o fundo de propaganda?

Um dos benefícios de abrir uma franquia é fazer parte de uma marca já existente e consolidada. Assim, para manter o sucesso do negócio dentro do meio, faz-se necessário a publicidade, propaganda e marketing da rede. É exatamente para esse fim que existe esse fundo. O valor a ser pago mensalmente pode variar de acordo com o faturamento bruto da unidade ou ser estipulado uma quantia fixa pela própria franqueadora. 

Caso o valor do fundo de propagandas seja flutuante, sua taxa deverá girar em torno de 2% a 6% do faturamento bruto. Por exemplo: se sua franquia faturou R$ 100 mil no mês, a taxa de publicidade a ser paga no fim do mês seria em média de R$5.000 – restando R$95 mil para as demais despesas e lucro líquido. 

Questões legais

O artigo 3º, inciso VII, alínea C da Lei de Franquias prevê o Fundo de Propaganda, deixando claro que é obrigação do franqueador informar no contrato o valor fixo ou porcentagem a ser pago no fim do mês. O valor arrecadado deverá ser revertido para ações de marketing para toda a rede, e não unidades específicas – como comerciais em rádio e tv, revistas, redes sociais e demais estratégias de publicidade e propaganda que beneficiem a todos os franqueados, além da marca em si. Assim, é direito do franqueado consultar pelo menos uma vez ao ano a prestação de contas, que deve ser fornecida pelo franqueador. 

Aqui na Onodera, o fundo de propaganda é destinado principalmente para a divulgação dos tratamentos e tendências no mercado estético. São lançados, em média, quatro novos procedimentos com tecnologia de ponta todos os anos. É por meio deste fundo que divulgamos esses serviços e podemos oferecer o melhor para todos: para o cliente, que terá acesso a tratamentos de qualidade e alta tecnologia, e para o franqueado, que atenderá o cliente captado graças a essa pequena taxa mensal.

Além de seguir um planejamento geral de propaganda, financiado por meio do fundo arrecadado com nossos franqueados, a Onodera também se atenta para cada unidade: durante as reuniões iniciais para a implantação de uma nova clínica, estudos de geomarketing são realizados para averiguar e prever a viabilidade e lucratividade da franquia no local a ser inaugurado. Essas análises, somadas à publicidade e propaganda da rede, garantem para você uma melhor lucratividade no mercado.

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