Franquias inovadoras e Tecnologia: entenda qual o papel do franqueado na escolha e manutenção dos equipamentos

Franquias inovadoras e Tecnologia: entenda qual o papel do franqueado na escolha e manutenção dos equipamentos

Nos últimos anos a tecnologia tem avançado de maneira veloz, o que é de extrema utilidade para o investimento em franquias inovadoras, que cada vez mais passam a possuir maquinários modernos que beneficiam tanto o cliente final quanto o dono do estabelecimento. É assim com a Onodera, que a cada ano lança quatro novos tipos de tratamentos estéticos, sempre com tecnologia de ponta.

Por outro lado, a mesma velocidade de tais avanços quase não nos permitem nos atentar com calma às novidades tecnológicas, e por muitas vezes não damos a atenção devida aos equipamentos que possuímos e como devemos cuidar de sua manutenção. Esse é um ponto que não devemos deixar passar, pois é ele que vai garantir o sucesso da sua franquia de beleza.

Comprar ou alugar: como escolher?

A escolha é bem particular e varia de franqueado para franqueado. Tudo vai depender do tamanho do investimento e do tipo de serviço que irá se oferecer.

Isso porque os valores variam de acordo com o tipo de equipamento não apenas na relação aluguel e venda, mas também no que tange à manutenção dos mesmos.

Ainda assim, é comum que a opção pelo aluguel seja a preferida, uma vez em que até os tratamentos considerados mais simples e muito realizados, como a depilação a laser, envolvem equipamentos de valores de venda consideráveis.

Qual o papel da manutenção no sucesso da sua franquia inovadora?

Independente de alugar ou comprar o maquinário, a manutenção deve ser a prioridade máxima para qualquer investidor que deseja ter uma franquia inovadora. Não apenas no que concerne aos cumprimentos de normas, mas também para garantir um bom atendimento e resultados positivos aos clientes.

Sobre normas, vale a pena ressaltar que toda máquina estética é considerada um equipamento médico, e deve receber a mesma atenção e cuidado como qualquer maquinário hospitalar. O órgão responsável que regulariza esses equipamentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na compra ou no aluguel de qualquer maquinário, é imprescindível que seja apresentado o certificado de segurança atualizado e de acordo com as exigências da Anvisa. Principalmente nos casos de aluguel, também se deve exigir o manual do equipamento.

Ainda nos casos de aluguel, normalmente a manutenção já está inclusa. Mas caso você opte por comprar, ou por algum motivo não exista esse tipo de serviço no pacote de aluguel, você deve direcionar recursos para realizar a manutenção preventiva.

De fato, a Anvisa exige que franquias de beleza deixem no próprio local uma cópia do laudo dessa manutenção. Mas além de uma obrigação formal, a manutenção preventiva melhora a experiência do cliente: um equipamento descalibrado não fornecerá a mesma eficácia, podendo desagradar o cliente ou até mesmo causar resultados indesejados.

Quer saber tudo sobre como ter uma franquia de sucesso? Então fique ligado no nosso blog.

Deixe uma resposta

Fechar Menu