Franquias de estética faturam até 6% a mais em datas comemorativas

Franquias de estética faturam até 6% a mais em datas comemorativas

Quem procura ter uma franquia de estética de sucesso precisa estar atento às datas comemorativas. Mais do que significância histórica ou religiosa, datas como o Dia dos Pais, Dia das Mães, dos Namorados e outras ocasiões especiais alavancam a economia do país e podem ser uma grande oportunidade para você e sua franquia de estética. Na Onodera, as datas comemorativas são levadas a sério e sempre lembradas para que nossos clientes não fiquem satisfeitos apenas com o serviço, mas que também possam desfrutar de uma experiência completa pensada em cada um deles.

Para se ter uma ideia, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou já em fevereiro de 2019 que no Carnaval deste ano o setor de serviços faturaria R$1.9 bilhão só em São Paulo. Isso representa um crescimento de 5.6% a mais do que o mesmo período em 2018.  

Além dos pontos facultativos e feriados, existem diversas datas comemorativas que você pode – e deve – utilizar para dar um boom na sua franquia de estética. Vamos conhecer alguma delas a seguir:

Quais as datas mais rentáveis?

Natal: Não é surpresa que o Natal seja a data comemorativa mais rentável do Brasil. Por ser extremamente plural, todos os segmentos conseguem encontrar seu nicho – desde lojas de departamento, por exemplo, com vendas de presentes, ao setor de serviços. O faturamento nos últimos anos chegou à cifra de R$ 30 bilhões em todo o país em todos os ramos.

Dia dos namorados: Segundo a Serasa Experian, as vendas na semana do dia dos namorados chegam a casa dos R$600 milhões. E não é só de produtos que sobrevive o dia dos namorados: os serviços de estética e beleza estão sempre em alta, e é uma ótima oportunidade para franquias de estética.

Dia dos pais e das mães: As duas datas mais familiares figuram o hall das datas mais rentáveis para franquias no país. O consumo de produtos e serviços compete com o Dia dos Namorados, alcançando a marca dos R$600 milhões, e segue numa crescente de 25% ao ano, ainda segundo a Serasa Experian.

Como planejar as datas comemorativas na minha franquia de estética?

Primeiro, você deve considerar os feriados e as datas comemorativas. Como vimos anteriormente, o Natal, os dias das Mães, dos Pais, dos Namorados, bem como outros feriados importantes, como a Páscoa e o Carnaval, devem ser indiscutivelmente considerados. Mas não podemos esquecer, também, das sazonalidades – isto é, ocasiões que sempre ocorrem, mas não necessariamente no mesmo dia. Itens sazonais que podem ter grande impacto e tornar sua franquia mais lucrativa são, por exemplo, as estações do ano, promoções como a BlackFriday, férias, entre outros.

Após identificado as datas que sua franquia de estética pode utilizar, é chegada a hora de colocar as mão à obra:

  1. Benchmarketing: Começar do zero absoluto pode levar um tempo desnecessariamente longo, além de te deixar exposto ao risco de esbarrar em campanhas similares recentemente consumidas pelo mercado. Assim, fazer uma busca no que já foi feito, até mesmo em concorrentes, é útil para renovar a criatividade e ajudar a pensar fora da caixinha.
  2. Faça um levantamento dos anos anteriores. Por mais simples ou tradicional que possa ser, certamente sua franquia já pensou alguma data comemorativa, mesmo que seja apenas as maiores, como o Natal. Exatamente por isso é imprescindível ficar atento ao que já foi feito, tanto para inovar, quanto para aprender com os erros e acertos.
  3. Conteúdo, propósito e forma – saia da caixa! Se você já fez um levantamento dos anos anteriores da sua franquia de estética e o benchmarketing, não há motivos para manter a mesma forma. Ao pensar em conteúdo, propósito e forma, seja criativo e encontre brechas que encontrem sua persona em datas pouco exploradas.
  4. Não esqueça do plano de ação. Tudo definido, é hora de criar o plano de ação para definir exatamente o que, quando e como você vai fazer. Lembre-se que para datas comemorativas maiores, a antecipação é essencial – como o dia das mães e principalmente o Natal.

Quer saber mais sobre como aproveitar as datas comemorativas para tornar sua franquia mais lucrativa? Então fique ligado no blog ONODERA Franquias, a única que lança quatro novos tipos de tratamento de estética por ano, com equipamentos de tecnologia de ponta.

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