4 dicas para acertar na hora de abrir uma clínica de estética

4 dicas para acertar na hora de abrir uma clínica de estética

O brasileiro não abre mão do cuidado da própria beleza e estética. Abrir uma clínica de estética no Brasil, então, é um grande desafio com ótimos resultados. Não é para menos. Tamanha procura por esse tipo de serviço nos fez ser um dos maiores mercados de estética do mundo. Além de atrair lucratividade, tal realidade também demanda muita responsabilidade e comprometimento.

Mais do que um atendimento de excelência, uma clínica de estética, ainda mais no Brasil, precisa oferecer o máximo de competitividade e diferenciais, através de de tratamentos com tecnologia de ponta e novidades de mercado. É o caso, por exemplo, da Onodera, que lança todos os anos pelo menos quatro novos produtos com o máximo que a tecnologia pode oferecer.

O que eu preciso para abrir uma clínica de estética?

Funcionários, equipamentos modernos, tratamentos com tecnologia de ponta, um bom espaço, ótimo relacionamento com o franqueador e o público, contratação de biomédicos, médicos, nutricionistas, etc. Para quem nunca investiu em franquias, parecem muitos os desafios de se abrir uma clínica de estética. 

Mas, quando colocamos na ponta do lápis, basta um pouquinho de organização que tudo sai conforme o planejado. Afinal de contas, medo do processo não pode ser um fator que te faça desistir de investir com a gente. E, para te ajudar nesse percurso, nós separamos as principais dicas que vão te ajudar a dar o primeiro passo.

1. Plano de negócios

Normalmente, antes de ler um livro ou de assistir um filme no cinema, lemos a sinopse da obra. O plano de negócios funciona mais ou menos da mesma forma, mas de maneira bem mais extensa: aqui, você vai detalhar todo o projeto da clínica, tendo uma visão macro do negócio.

Para isso, você precisa ter em mente o valor exato que irá investir e calcular tanto a questão financeira de maquinário, equipamentos, locação e afins, quanto os recursos humanos, ou seja, funcionários, que serão necessários para que a clínica efetivamente funcione. 

Também é no plano de negócios que você irá mapear o seu público, a concorrência, a situação atual do mercado e demais informações que irão te ajudar no percurso. É por isso que na Onodera você possui um apoio completo de análise de geomarketing, recurso que te dá maior assertividade na hora de analisar os públicos locais, dando maior segurança para criar campanhas e ações certeiras. 

Vale lembrar que, uma vez pronto, o plano de negócios irá nortear a maioria dos seus passos. 

2. Escolha o local

Tão importante quanto delimitar um público alvo é escolher o local da franquia. Ainda que não pareça, esse é um dos fatores mais decisivos na hora de mensurar a lucratividade da unidade. O estudo de geomarketing da Onodera também te ajuda nessa missão: a mesma análise também fornece dados específicos sobre a vizinhança de onde se planeja abrir uma clínica de estética, além de quantas pessoas passam pela região por dia.

3. Atenção aos equipamentos e estrutura

Uma vez que o plano de negócios já esteja rodando e que a estrutura física da clínica de estética já está pronta, é hora de partir para a questão prática: equipamentos

Se você quiser possuir destaque do mercado de franquias de estética no Brasil, precisa oferecer os melhores tratamentos com tecnologia de ponta. Calma: é possível alugar todo maquinário, o que irá pesar bem menos no orçamento. 

4. Funcionários

De nada adianta um ótimo planejamento, estrutura e equipamento se os seus funcionários não estão preparados para receber seus clientes. Mais do que um bom relacionamento, o cliente precisa sentir que os membros da equipe sintam confiança no que estão fazendo, trabalhando em uníssono, muito bem ajustados. 

Para isso, é extremamente importante que a franqueadora ofereça o máximo de apoio ao franqueado. Pensando nisso, a Onodera busca capacitar os funcionários de cada clínica não apenas antes do lançamento, mas durante toda a atividade – principalmente quando um novo serviço é lançado. 

Viu como a Onodera está pronta para atender suas expectativas na hora de escolher uma franquia para investir? Com nossos modelos a partir de 100m², ficou ainda mais fácil. 

Agende já sua reunião com nossa equipe de expansão!

Deixe uma resposta

Fechar Menu