O que o coronavírus nos ensina sobre Planejamento Financeiro

O que o coronavírus nos ensina sobre Planejamento Financeiro

Em tempos de pandemia, a preservação da vida humana é sem dúvidas, a principal preocupação da sociedade. Em paralelo está a economia, que também é uma pauta constante. Há diversas projeções sobre o comportamento do mercado pós-coronavírus.

Neste momento, o planejamento financeiro figura entre as principais medidas para evitar consequências negativas para o seu negócio e suas finanças pessoais. Além disso, um planejamento financeiro bem estruturado trará mais tranquilidade para quem investiu recentemente ou para quem está se preparando para investir em um novo negócio.

Atualmente, estamos atravessando uma momentânea turbulência. Sendo assim, precisamos encontrar maneiras de como atravessá-la da melhor forma possível. Mesmo em isolamento social, não adie o seu planejamento e a realização do sonho de conquistar o seu próprio negócio. Investir em uma franquia, por exemplo, pode ser um bom negócio neste momento. 

Em outras palavras, escolher uma boa franquia fará toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Já pensou em ser um franqueado ONODERA Estética e receber suporte da marca mais experiente do mercado? A única com 39 anos de história? Estamos à disposição para uma consultoria!

Receba já a consultoria da única rede de franquias com 39 anos de história!

Planejamento financeiro em época de coronavírus

As mudanças provocadas pelo coronavírus causaram impactos econômicos em escala mundial e reforçaram a necessidade do planejamento financeiro na vida de todos.

Obviamente, nem todos tinham um planejamento que possibilitasse passar por esta fase de maneira mais suave. Porém, é possível começar agora, com atitudes simples, como conhecer seus valores e saber para onde está indo cada centavo dos seus recursos.

Seja como for, a organização é primordial para o empreendedor que, além de ter um orçamento bem definido, precisa, também, traçar prioridades.

O empreendedor é um tomador de decisões. Porém, para exercer seu papel de forma assertiva, ele necessitará de um planejamento financeiro bem embasado e detalhado. Aliado à estratégia de mercado do seu negócio, o plano irá colaborar para a produtividade e lucratividade da sua franquia.

Na prática, o planejamento financeiro envolve controle de fluxo de caixa, organização das finanças, sistemas de cobrança, entre outros. Essas ferramentas variam de acordo com o perfil de cada empresa. Todavia, há também, a adoção de hábitos saudáveis, que garantem a manutenção deste fluxo e o saldo positivo. 

Simultaneamente, outra atitude que deve ser adotada pelo empreendedor é a de fazer reservas estratégicas. Conhecidas como reservas de emergência, esses valores são resguardados para momentos inesperados e imprevistos. Como no caso do atual cenário, têm como objetivo diminuir danos. Desta maneira, o empreendedor evita empréstimos bancários,  o uso de cheque especial e dívidas em cartões de crédito, com altas taxas de juros.

Neste momento de pandemia, em que a população está distante fisicamente, porém unido contra o coronavírus, a resiliência é outra lição que o empreendedor tem aprendido diariamente. Na vida das empresas, por exemplo, esse sentimento se traduz na necessidade de entender que as situações adversas acontecem e que a diferença está em como nos posicionamos diante delas.

Por que investir em uma franquia de estética e beleza?

Num primeiro momento, com o fechamento temporário de clínicas, salões de beleza e da maior parte do comércio, o mercado de estética e beleza sofreu os impactos econômicos causados pela Covid-19.

Porém, previsões de especialistas, apontam esse mercado como um dos grandes promissores na retomada da normalidade, com a reabertura destes estabelecimentos.

Sob o mesmo ponto de vista, um estudo da Bain & Company, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostra que a recuperação entre os setores não será uniforme.

O mercado de estética e beleza promete apresentar melhora antes de outros nichos. As prioridades da população serão diferentes no mundo pós-coronavírus, de acordo com a pesquisa. As demandas do setor de beleza, que tiveram queda diante do cenário de isolamento social, deverão apresentar um pico de consumo, tão logo as portas voltem a abrir.

Planejando minha franquia

De antemão, os investimentos, de qualquer natureza, devem ser planejados com cautela. Do mesmo modo acontece com as franquias. Um dos fatores que deve ser levado em conta na hora de fechar o contrato é a relação de confiança entre franqueado e franqueadora.

Assim, há a garantia de que seu negócio terá todo o suporte necessário. Em momentos de crise, a cooperação se faz necessária, como tem sido a relação entre as franqueadas e a ONODERA. 

A ONODERA é a única rede de franquias premiada doze vezes com o Selo de Excelência em Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising), principal honraria do mercado de franquias do mercado brasileiro.


Deixe uma resposta

Fechar Menu