5 dicas para evitar a falência de uma franquia
saiba como evitar a falência de uma franquia

5 dicas para evitar a falência de uma franquia

Se você está pensando em investir em uma franquia, é natural que tenha várias dúvidas sobre a gestão, procedimentos que deve fazer para atingir o sucesso e, principalmente, de como evitar a falência de uma franquia. Essa, com certeza, é a dúvida mais frequente entre os empreendedores iniciantes. Pensando nisso, nós, do blog Franquias Onodera, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma ótima organização e garantir o sucesso do seu negócio.

Pesquisar nunca é demais

Estudar sobre a franquia que quer investir, conversar com franqueados para saber se estão satisfeitos e tirar todas as dúvidas é essencial para que você tenha sucesso na sua franquia. Assim, você poderá também conhecer experiências que deram certo e também as que não deram, saberá quais cuidados tomar e traçar a sua própria gestão. Algumas perguntas que você pode fazer aos franqueados, são:  Quais são as principais dificuldades? Você recomendaria essa franquia para outras pessoas? Qual o faturamento médio?

Pense além do retorno financeiro

Mais do que o retorno financeiro, você precisa escolher um segmento que realmente goste, que tenha motivação. Afinal, não basta apenas investir e não se sentir realmente realizado com aquilo que trabalha. Sendo assim, não ignore o seu perfil de trabalho apenas pensando em franquias que dão o maior retorno. Tente conciliar as suas necessidades financeiras com o segmento e modelo de negócio que mais se identifica.

Planejamento de capital

No momento de investir em uma franquia, é importante ficar atento aos valores do capital inicial e custos adicionais, como por exemplo as taxas para abrir uma franquia. Desta forma, você não corre o risco de ser pego de surpresa com custos extras e já começar o seu negócio com dívidas que saiam do seu orçamento. O planejamento financeiro é muito importante durante toda a gestão, mas, principalmente na fase inicial do negócio.

Ponto comercial

A escolha do ponto comercial é extremamente importante para o sucesso de uma franquia. Sendo assim, peça auxílio para a rede de franquias que escolher para o mapeamento de público da região, valores de aluguéis, movimentação de pessoas no local, entre outros.

Coloque a mão na massa

Mesmo investindo em uma marca já consolidada no mercado não quer dizer que seja uma garantia que sua franquia dará certo. É fundamental que o franqueado esteja presente nos processos e a frente de toda a gestão, tendo novas ideias, traçando estratégias para o futuro da empresa.

Agora que você já está pronto para liderar uma franquia, confira mais dicas que separamos para você sobre como funciona esse tipo de negócio. Confira!

Deixe uma resposta

Fechar Menu