Como funciona o marketing em uma franquia?

Como funciona o marketing em uma franquia?

Assim como qualquer outra empresa, as franquias também precisam realizar ações de marketing para divulgar o seu negócio, angariar novos clientes e fortalecer os antigos. A diferença é que nas franquias, a franqueadora costuma ser responsável pelo marketing global e institucional, enquanto o franqueado fica responsável pelo marketing local.

O marketing institucional é aplicado com os recursos do fundo de propaganda, já o marketing local, que são as ações que estimulam vendas e atração de clientes regionais é feita com custos do franqueado. Quando o fundo de propaganda é bem administrado, esse valor acaba sendo um investimento poderoso. A prestação de contas por parte da franqueadora é importante para entender como essa verba vem sendo aplicada, e ajuda a franqueada a perceber os resultados.

Franqueadoras no comando

É papel da franqueadora elaborar a linguagem e as peças publicitárias para que o franqueado apenas adapte para utilização local. Geralmente as franqueadoras trabalham com uma programação anual, de acordo com as épocas do ano e as datas comemorativas para que esses materiais fiquem alinhados com as campanhas específicas para cada momento. Em paralelo, o franqueado deve ficar atento a eventos regionais.

É importante ter em mente que o marketing global não exclui a necessidade do marketing local. Um exemplo de como funciona isso é a Onodera, onde os franqueados possuem uma ferramenta no qual têm acesso a todas as peças e campanhas, de forma que ele mesmo pode apenas colocar os dados de seu parceiro e mandar produzir a peça, facilitando a dinâmica e dando mais agilidade ao processo.

Marketing nas Mídias digitais

As redes sociais hoje são uma poderosa ferramenta de divulgação e marketing, se bem utilizadas. Tenha em mente o seu público alvo e se comunique com ele. Quantidade em redes sociais não é qualidade. Do que adianta ter um post com várias curtidas e compartilhamentos se elas vêm de pessoas que não fazem parte do seu público e não vão se interessar pelo seu produto? Por isso é importante contar com um profissional que entenda de social media (nada de chamar aquele sobrinho que é viciado em Facebook, hein?).

Uma campanha má idealizada, e que pode acabar sendo mal interpretada na internet, pode gerar danos na imagem, não só da franqueada, como da franqueadora. Por isso procure saber como a franqueada se posiciona nas mídias e busque junto com ela o melhor caminho para divulgar sua marca nesses veículos, orientar o tipo de público para o qual o serviço se destina, os discursos e abordagens adequadas.

 

 

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