A importância do capital de giro nas franquias

A importância do capital de giro nas franquias

O empreendedor que deseja investir em um negócio de sucesso, precisa realizar, antes de tudo, uma pesquisa minuciosa de mercado, entender o nicho em que vai atuar e refletir sobre a decisão que está prestes a tomar. As franquias de clínicas de estética são uma ótima opção de investimento, uma vez que o crescimento do setor é notável todos os anos. 

Para quem quer saber mais sobre como empreender em franquias de estética, a ONODERA Estética preparou um material sobre uma das principais dúvidas dos futuros franqueados: a importância do capital de giro nas franquias. Confira!


O que é e como funciona o Capital de Giro em uma franquia?

O planejamento financeiro, é essencial para que o empreendedor mantenha o equilíbrio da operação em sua clínica de estética e obtenha o retorno do investimento em menor tempo. Além do valor de investimento inicial, a ONODERA Estética orienta seus franqueados sobre a importância de deixar uma reserva para capital de giro, para manutenção de fluxo de caixa, até a unidade alcançar o ponto de equilíbrio. 

O termo capital de giro, é utilizado para definir os recursos necessários para que a empresa possa manter o pagamento de custos fixos e variáveis do negócio. Em outras palavras, é a quantia que todo empreendedor deve ter em reserva, para garantir a saúde da administração financeira de sua franquia de estética de maneira eficaz.

Ao optar por um modelo de franquia, o empreendedor obtém diversos benefícios, como o modelo de negócio já testado e aprovado no mercado. No valor inicial investido em uma franquia ONODERA Estética, estão inclusos a taxa de franquia, verba prevista em reformas, equipamentos, mobiliário e adequações. 

O capital de giro, no entanto, é um valor a ser calculado separadamente, que garante que o empreendedor consiga pagar as despesas recorrentes, como aluguel, contas básicas e folha de pagamento. 

Como calcular o Capital de Giro?

O Capital de Giro deve ser calculado com base em alguns números, como:

– Contas básicas (água e luz);

– Aluguel do imóvel;

– Pagamento de fornecedores;

– Salário de colaboradores e todos os custos envolvidos (impostos);

– Renovação do estoque;

Junto a esses números, o empreendedor de uma franquia de estética precisa colocar na ponta do lápis também quais são outros custos essenciais para o funcionamento da sua unidade. Lembrando que, o valor, embora seja expressivo, é o que garantirá que sua franquia seja sustentável, economicamente, por muito tempo. 

Há 39 anos no mercado, a ONODERA Estética, premiada 12 vezes com o Selo de Excelência em Franchising pela ABF, oferece suporte aos franqueados para a realização desta contabilidade e orienta quais são as melhores práticas financeiras para atingir o sucesso e a rentabilidade das franquias.

O diferencial da franquia ONODERA é oferecer uma gerente de relacionamento altamente  qualificada com larga experiência em gestão de clínicas de estética, que auxiliará o franqueado no acompanhamento de todos os indicadores e métricas de resultados da unidade, permitindo a gestão dessa reserva de forma mais eficaz.

Deixe uma resposta

Fechar Menu