5 lições de empreendedorismo de Lucy Onodera no ICAD 2018

5 lições de empreendedorismo de Lucy Onodera no ICAD 2018

Para ter uma franquia de sucesso, não basta investimento. Além de gostar do que faz, você precisa ter uma boa equipe na administração e também saber gerenciar pessoas. Ainda mais no caso de franquias de estética e beleza, por exemplo, que trabalham diretamente com o público e com a autoestima das mulheres.

Mas nada de usar isso como uma desculpa agora, ok? Com planejamento e algumas lições de empreendedorismo você logo vai se sentir pronta para abrir seu próprio negócio, vender e lucrar.

Discussões e dicas sobre vendas e empreendedorismo não faltaram no ICAD Brazil 2018, que aconteceu em São Paulo nos dias 23, 24 e 25 de agosto. Entre as palestras do Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável, Lucy Onodera, sócia-diretora da rede, falou sobre empreendedorismo e gestão de resultados na prática.

Separamos as mais inspiradoras para você:

1 – “O que a gente não mede, não conseguimos evoluir”

A Onodera investe em sistemas próprios para você acompanhar o caixa da sua franquia, bem como os tratamentos que mais saem, os que menos saem, fluxo de clientes, retorno e muito mais. Segundo Lucy, tudo aquilo que você mede e tem registrado, você consegue observar as variações e mudar. Se você não souber o que acontece dentro do seu negócio, dificilmente vai conseguir melhorar algo que está ruim ou que não está com o nível de qualidade que deveria.

2 – “A venda acontece pelo bom relacionamento que você cria com a cliente”

Lucy Onodera é enfática ao dizer que 60% da venda está relacionada à fidelização da cliente que você já conquistou. “É muito sobre indicação também. Se a pessoa for indiferente à marca e ao serviço, você já não está cumprindo seu dever”, reforça.

3 – “É preciso pensar a longo prazo, a fidelização é parte do processo da venda”

Vender não é “ser chato”. “Se você só liga pra cliente para vender, ela não vai se interessar. Precisa criar um vínculo, mostrar que você dá atenção e se preocupa. Temos até um método de anotar o que a cliente fala na sessão, para retomar o assunto a próxima, mostrar que ela é especial”, revela Lucy.

4 – “Acompanhar o mercado é bom, mas priorizando sempre a qualidade”

“Nós não lançamos tratamentos ‘da moda’ por isso. Se eu sei que nos testes que realizamos no centro de pesquisa e desenvolvimento o tratamento não deu resultado, não vamos lançar algo para acompanhar o mercado. Porque é certo que a cliente comprará uma vez e não vai voltar. E não é isso queremos”, explica Lucy.

5 – “Busque ajuda no que você não é expert”

Ela recomenda que você não tente fazer tudo, nem todas as pontas do negócio. Sempre vai ter algo em que você é boa, e algo em que você vai precisar de ajuda. Não tenha medo de fazer um curso de técnicas de vendas, ou de contratar um gestor financeiro.

Gostou das dicas? Se você está pensando em ter o seu próprio negócio ou abrir uma franquia, temos também uma lista de filmes que vão inspirar você a empreender.

Ah, e claro, temos muitos posts aqui no blog Franquias Onodera para tirar todas as suas dúvidas. 

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