Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

A busca por uma vida melhor pode se dar por vários caminhos e um deles é realizar-se profissionalmente. Recentemente falamos por aqui como abrir uma franquia de beleza e estética pode colaborar para tornar sua vida melhor, mas é importante tomar precauções ao abrir uma franquia e não ter o efeito contrário: te dar dor de cabeça.

Não tem segredo, você precisa olhar, cautelosamente, a trajetória da marca na qual pretende investir em uma franquia. Claro, é importante manter em mente que problemas são comuns e até a melhor marca está sujeita a dificuldades, desde que não seja o padrão dentro da empresa.

Os franqueados estão satisfeitos?
Um grande alarme vermelho deve apitar, por exemplo, se muitos franqueados estiverem em problemas judiciais com a franqueadora em situações que de fato sejam fundamentais para a construção de franquias de sucesso. Exemplo de problemas que são responsabilidade da marca são a qualidade dos produtos ofertados ou grande diferença entre a previsão de gastos e o real preço para investir em uma franquia. Nessa parte da sua análise, é preciso ter cuidado para diferenciar problemas judiciais de uma das franquias e da marca em si.

Expectativa vs. Realidade
É importante conhecer na prática o serviço prestado para saber se você vai investir em uma marca de franquias de sucesso. Dessa forma você evita de investir seu dinheiro em falsas expectativas de retorno ou marcas que inflam dados de número de franqueados e projeções em geral.

Que franquia é essa?
No momento de se debruçar sobre os dados que foram apresentados a você, checar o tempo de existência da franquia e, claro, buscar saber também o melhor lado da marca, afinal não existem só dificuldades ao abrir uma franquia. Um bom indicador é o reconhecimento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Inclusive, a Onodera recebeu da ABF o selo de excelência em Franchising, sendo que um dos critérios é a satisfação de franqueados da marca.

É lucrativa?
Segundo a ABF, em 2016 o número de microfranquias operando no Brasil atingiu o número de 557 redes. O crescimento do indicador pode demonstrar um fortalecimento de diversas marcas brasileiras, mas muito cuidado. Para abrir uma franquia é fundamental que a marca tenha se mostrado lucrativa antes de partir para esse formato de venda. Nesse ponto, o tempo de operação da marca e suas unidades pode te ajudar a decidir a marca que escolherá para investir em uma franquia.

Em qualquer caso, como falamos, não tem segredo. A análise, feita com calma e dedicação, das projeções apresentadas e da trajetória da marca, tanto as falhas quanto as franquias de sucesso, é a sua melhor amiga nesse momento decisivo. 

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