Pesquisa revela aumento da atividade econômica no Brasil

Pesquisa revela aumento da atividade econômica no Brasil

 

A retomada da economia começa a agitar os hábitos de consumo no país a partir do segundo semestre

 

A crise que chegou aos pais após alguns anos de incentivo ao consumo interno e ao crédito, abalou o poder de compra dos brasileiros em 2016 e início de 2017. A retração do PIB, inflação e desemprego em um cenário de instabilidade política, impactou nos hábitos do consumidor que acabou por conter gastos e realizar compras com menos frequência do que estava acostumado.

Porém, nos últimos meses, com a retomada da economia, os brasileiros, que tem colocado como prioridade a qualidade de vida, vem administrando um orçamento com um pouco mais de facilidade e aos poucos recuperando seus hábitos de compra.

Pesquisa

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, em julho, a atividade econômica medida pelo Índice IBC-BR avançou 0,41% em relação a junho, segundo divulgado pelo Banco Central. O resultado é livre dos chamados efeitos sazonais, causados por determinados períodos como feriado e férias (link da matéria).

Outro ponto a considerar para essa retomada, é a queda do desemprego que contribui para a volta da confiança do poder de compra e junto com ele também o aumento de investimentos. O ano deve terminar seguindo com essa melhora. Para 2018, é importante ficar atento às tendências e as necessidades do consumidor.

Franquias de beleza e estética

Com relação ao mercado de beleza e estética, os números continuam promissores, principalmente para as franquias. Atualmente, o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial do mercado consumidor de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o que prova que a cada dia mais os cuidados com beleza e estética estão em alta no país.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu