Pesquisa aponta crescimento no setor de franquias

franchising no Brasil franquias onodera crescimento como ter uma franquia

 

Na contramão da crise, os números são positivos para franchising no Brasil

 

O ano de 2017 tem sido fenomenal para o setor de franchising brasileiro. Segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), os resultados no primeiro trimestre do ano demonstram um crescimento de 9,4% do mercado de franquias quando comparado ao mesmo período de 2016.

O faturamento para o setor foi de 36,890 bilhões de reais durante esses três primeiros meses e no ano anterior 33,710 bilhões de reais. É também a fase com maior número de aberturas de novas unidades, 1,3% em relação a 2016, estando nessa porcentagem, considerado também, o número de fechamentos de lojas.

Principais segmentos

O maior crescimento ficou por conta do segmento de Hotelaria e Turismo que gerou faturamento 31% maior que no ano passado, seguindo por Saúde, Beleza e Bem-Estar, com um crescimento de 17% e logo depois, em terceiro lugar, o segmento de Limpeza e Conservação com 16% de aumento.

Possibilidades

Os números bastante positivos fizeram com que o Brasil alcançasse um total de 142.673 franquias. Além do aumento no faturamento dos segmentos, ouve crescimento de multifranqueados que somam uma parcela de 74,5% dentro das redes de franquias. Ter mais de uma unidade se tornou uma tendência que vem fortalecendo a cada dia.

Os franqueados multimarcas também vêm se espalhando por todo o país. Empreendedores que trabalham com mais de uma marca de franquias já marcam presença em 43% das redes do país.

Expansão

Em nota divulgada à imprensa, Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, ressalta que “ainda temos muito espaço, visto que, em mercados mais maduros como o norte-americano, o percentual de franqueados que administra mais de uma unidade supera os 50%”.

As vantagens operacionais, a experiência que trazem aos empreendedores e as oportunidades que geram, fazem dessa prática de mercado uma ótima opção para que busca investir e ter o próprio negócio em tempos de retração de econômica mas que lentamente, nos últimos meses, começa a dar sinais de recuperação no país.

 

Créditos da foto (Divulgação/Studio F – ABF Franchising Expo 2015)

 

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

ENTRE EM CONTATO

Deixe aqui sua mensagem. Responderemos assim que possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?