Investir em uma franquia: 4 dicas para não cair em uma cilada

Investir em uma franquia: 4 dicas para não cair em uma cilada

Se você quer abrir seu próprio negócio e decidiu investir em uma franquia, é importante pesquisar bastante sobre este tipo de investimento antes de tomar essa decisão. Diferente dos outros tipos de negócios, investir em uma franquia é apostar em uma marca já existente no mercado  e, por isso, é preciso ficar ainda mais atento para não cair em uma cilada. Sendo assim, separamos algumas dicas fundamentais para você se livrar dos principais riscos de investir. Confira:

Transparência

Uma das coisas mais importantes na hora de investir em uma franquia é conversar com os franqueados da rede que deseja. Assim, você poderá saber como é o dia a dia, o funcionamento de uma franquia, as atribuições de um franqueado e, principalmente, se eles estão satisfeitos. Se a rede franqueadora não permitir essa aproximação, fique esperto, pois é um procedimento super normal e necessário.

Tudo no seu tempo

De acordo com Lei de Franquia, o franqueado tem até 10 dias para receber a Cof, ler, analisar e retornar o contato com a rede para possível  assinatura do contrato. Se a franqueadora que você quer investir exigir a assinatura de imediato ou em menos tempo, você pode contestar. O ideal é que você tenha tempo suficiente para avaliar bem a proposta, no seu tempo.

Ponto comercial

A localização da franquia é um dos fatores principais para o sucesso do seu negócio, mas, muitos franqueados não se atentam a isso e podem entrar numa fria!. Então, quando decidir investir em uma franquia avalie bem o local onde ela está: se passam muitas pessoas por perto, se há concorrentes na região, se o local está sujeito à possíveis obras que podem atrapalhar o funcionamento da sua franquia, entre outros. Todos esses pontos podem ser checados com a equipe comercial da rede que escolher.

A Onodera, por exemplo, realiza uma pesquisa de geolocalização e levanta vários aspectos importantes sobre o estabelecimento comercial da unidade escolhida pelo franqueado, como por exemplo, análise de concorrência da região. Saiba mais aqui.

Quanto mais informação, melhor

Na hora de investir em uma franquia, além de pesquisar informações na Internet, conversar com os franqueados é importante também consultar o Circular de Oferta de Franquia que é o documento que contém informações financeiras, judiciais e confidenciais da empresa. Ele será muito útil para você conhecer ainda mais sobre a franquia que irá investir e pode ser disponibilizado pela própria franqueadora.

Para saber mais sobre gestão de franquias e novidades do mercado de beleza e estética, acompanhe nosso blog.

franquias de sucesso negócio de sucesso Onodera saúde e beleza estética e beleza

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

ENTRE EM CONTATO

Deixe aqui sua mensagem. Responderemos assim que possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?