Como ter uma franquia: os desafios deste mercado para as mulheres

O mercado de trabalho não é um bicho de sete cabeças, mas é fato que existem alguns monstros no meio do caminho, especialmente quando falamos sobre empregabilidade feminina. Mulheres empreendedoras, por mais que sejam independentes e competentes, não estão isentas de lidar com situações pelas quais homens não passam. Mas há algumas áreas que são mais abertas à liderança feminina para seguir, como ter uma franquia, especialmente no mercado de beleza e estética.

Os desafios encontrados por mulheres empreendedoras não são novidade. Como ter uma franquia é sinônimo de lidar constantemente com pessoas, as dificuldades que surgem no dia a dia podem partir de divergências culturais e outros critérios subjetivos que influenciam na convivência social. Dessa forma, é importante manter atenção a como seus funcionários reagem a ordens de uma figura feminina e de uma figura masculina, por exemplo.

Dupla jornada e dedicação

Outro obstáculo conhecido por muitas mulheres empreendedoras é a jornada dupla de trabalho. Equilibrar a vida pessoal e profissional é totalmente possível, mas caso você não conte com ajuda nas tarefas da sua vida privada, pode ser difícil se dividir e manter a mesma intensidade na dedicação a todas as funções que você desempenha.

Mas pra falar a verdade, o mercado de beleza e estética e de franquias tende a ser muito receptivo a atuação profissional feminina, até por serem o maior público consumidor de produtos e serviços nessa área. Muitas habilidades são ensinadas principalmente a mulheres e no franchising elas são muito valorizadas e podem dar grandes vantagens para as empresas que chefiam, o que reflete até medo na lucratividade. Sabia que negócios comandados por mulheres empreendedoras, por exemplo, costumam apresentar um melhor desempenho? Falamos sobre isso neste post aqui.

Liderança feminina é mais lucrativa

As mulheres empreendedoras têm encontrado no mercado um caminho para alcançar  independência financeira e autonomia, em total sintonia com mudanças culturais vividas nos últimos anos. Prova disso é o crescente número de empresas que contam com liderança feminina. Só em 2017, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil viu nascer 14,2 milhões de pequenas empresas comandadas por mulheres.

Os negócios já estabelecidos, provavelmente fundados em épocas mais tradicionais, trazem menos mulheres à frente. Mas ainda assim a quantidade é expressiva, uma vez que mais de 9 milhões de negócios consolidados trazem mulheres empreendedoras na liderança. Uma dessas empresas é a Onodera, maior rede do mercado de beleza e estética, fundada por Edna Onodera e hoje comandada por sua filha, Lucy Onodera.

Ouça outras mulheres empreendedoras

Para lidar melhor com obstáculos profissionais comuns a muitas mulheres, é importante observar a trajetória e conselhos  de outras profissionais. Confira as dicas de gestão de franquias dadas por Lucy Onodera, por exemplo, e veja filmes inspiradores para o empreendedorismo feminino, fica mais fácil de enxergar os meios que o empreendedorismo oferece para conseguir independência financeira, com o ter uma franquia.

baixe guia livro ebook gratis 5 motivos para investir em franquia de beleza e estetica onodera

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

ENTRE EM CONTATO

Deixe aqui sua mensagem. Responderemos assim que possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?