Como se tornar um líder empreendedor?

como ter uma franquia como empreender como ser um líder empreendedor

 

Aquela imagem do chefe mandão que só dita ordens e não aceita ser contrariado ficou no passado, assim como o bom funcionário não é mais aquele que aceita tudo calado, e sim um que é proativo e ajuda na tomada das decisões. E como se tornar um líder empreendedor e realizar a gestão de uma equipe, numa época em que as relações de trabalho buscam ser cada vez mais horizontais?  

Em vez de ditar regras, espera-se hoje de um líder que ele tenha capacidade de convencer os funcionários a cumprir tarefas, dando-lhe motivos para isso – e aí entra um dos grandes desafios de quem pensa em deixar de ser empregado para ser patrão. Antes de abrir uma empresa ou adquirir uma franquia, é importante ter em mente que você precisa mudar sua mentalidade, deixar de pensar como um funcionário e pensar como um empreendedor, um líder. A seguir damos 5 dicas para desenvolver isso.

1 –  Comunicação é tudo

Ter qualidade na comunicação com seus colaboradores é essencial para que seus objetivos e demandas sejam cumpridas com qualidade. E, como líder, é essencial que você busque a melhor maneira de realizar essa comunicação. Seja através de reuniões, murais ou e-mail, é importante que todos estejam sempre alinhados com as informações atualizadas sobre a empresa e o mercado.

Feedbacks também são primordiais para o desenvolvimento do funcionário e para que ele se sinta seguro enquanto o trabalho que vem exercendo. Não chame a atenção do colaborador só quando acontece algo negativo, reconhecer pequenas atitudes positivas são tão importantes quanto dar aquela bronca quando algo não dá certo. Mas atenção: cuidado ao dar a bronca, e esqueça as palavras grosseiras e mantenha um tom de voz firme (que é diferente de gritar). Isso fortalece a relação entre o gestor e o funcionário mantém o respeito mútuo.

2 – Invista na equipe

Assim como manter uma boa comunicação e relação com os colaboradores, é importante que eles estejam alinhados com os valores da empresa, sejam bem remunerados e possuam o treinamento em prática para melhor atender às suas expectativas.

Um funcionário que ganha bem, que tem objetivos em comum e tem o treinamento necessário, acaba ficando mais satisfeito, o que evita a rotatividade – que acaba gerando um custo maior – e faz com que contribuam com novas ideias, o que é essencial para o sucesso do seu próprio negócio.

Lembre-se que são os funcionários que estão na linha de frente, e eles mais do que ninguém vão saber identificar as maiores necessidades dos seus clientes. Traduzir essas necessidades para novas ideias é primordial, e só um funcionário satisfeito vai poder te proporcionar isso.

3 – Busque conhecimento sobre finanças

Como empreendedor você vai precisar lidar com finanças o tempo todo e é bastante importante que, mesmo você tendo alguém que cuide disso, você também tenha um bom conhecimento porque o fluxo de caixa vai ser decisivo para que você se programe e tenha em mente quais são os próximos passos que dará. Busque cursos, livros e conteúdos que possam te ajudar a entender os números que definirão se sua empresa está indo bem ou não e, consequentemente, se sua liderança está dando certo. Use a tecnologia a seu favor para adquirir conhecimento.

4 – Assuma riscos

Se você não acreditar nas suas ideias, ninguém mais o fará, por isso é importante que você seja pró-ativo e execute ideias e ações que elevem os resultados aos patamares esperados, ou até mesmo além disso. Mas é importante que esses riscos não sejam assumidos no escuro, e é aí onde entra o planejamento. Evite passos em falso, pesquise se riscos como esse já foram tomados antes por outras empresas e qual foi o resultado. Se arriscar não é o mesmo que ser impulsivo. E se alguma coisa der errado, bola pra frente, não desanime, os erros vem também para o aprendizado.

5 – Pense a curto e a longo prazo

O planejamento não é só importante na hora de assumir riscos, mas em cada passo que você for tomar. Tenha metas a curto e longo prazo. Saiba o que você precisa hoje para que o funcionamento da sua empresa ocorra com qualidade, e tenha em mente o que ela precisa para daqui a 1, 2, 3 anos ou mais.

E coloque no papel, numa planilha, onde você achar melhor. A partir desses planos que você traçar, pense em maneiras de alcançá-lo e convide seus funcionários para contribuir com ideias. Faça com que eles sejam parte disso, e mostre que eles são essenciais para o sucesso da empresa e seu crescimento, de modo que eles entendam que, se a empresa cresce, eles também crescem.

Gostou das dicas

 

CTA-BAIXE-APRESENTACAO-COMERCIAL-672x352

 

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

ENTRE EM CONTATO

Deixe aqui sua mensagem. Responderemos assim que possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?