Como saber a hora de investir em franquias

Investir nos seus próximos passos profissionais é uma decisão que pode melhorar a sua qualidade de vida e satisfação em relação ao seu dia a dia. Mas investimentos, em qualquer setor, precisam levar em conta diferentes cenários. É aí que bate uma dúvida muito pertinente: qual o melhor momento para investir em franquias?

Estável num cenário instável

Há alguns anos, o Brasil atravessa frequentes situações de instabilidade. Seja por embates políticos ou culturais, ambos acabam por impactar o cenário econômico nacional e é notável que o Brasil atravessa tempos propícios a esses confrontos.

Apesar de um momento ideal para investimentos se dar dentro de um contexto estável, em períodos de instabilidade generalizada parece mais seguro estar cercado por uma rede de colaboradores empenhados em atingir os mesmos objetivos que você. No caso, manter-se em uma crescente nos negócios, ou pelo menos um fluxo satisfatório de clientes.

Nestes momentos é um diferencial ter acesso não somente a essa rede de colaboradores, mas a provável credibilidade que uma grande marca pode carregar. As Franquias Onodera, por exemplo, atuam no mercado de beleza e estética há mais de 35 anos agora, já tendo enfrentado outros cenários de risco à economia, provando-se uma marca resistente, conhecida e opção segura para quem busca investir em franquia.

Caso você escolha o caminho de abrir um negócio próprio, do zero, deve estar ciente que seu negócio tem mais chances de sentir o impacto desses movimentos nacionais de incerteza econômica. É claro que você pode ter um bom desempenho e tornar-se um exemplo de empresa estável, mas isso dificilmente acontece a curto e médio prazo. Assim, as franquias mostram-se opções seguras para um negócio mais certeiro.

Responsabilidade sim, sufoco não

Independente do modelo de negócio pelo qual você optar, será necessária uma imersão em diferentes assuntos. Finanças, estratégias de mercado, cultura corporativa e tantos outros aspectos pelos quais perpassam a gestão de uma ideia de negócio próprio ou de uma franquia, precisarão ser estudadas por quem arriscar-se no empreendedorismo.

Para apostar em uma empresa própria, diferentemente de investir em franquias, é necessário ter conhecimento e disposição para planejar e começar a construir seu plano de negócios desde o primeiro passo. Esse processo exige desenvolver múltiplas visões e requisita que você seja capaz de fazer desde a análise de mercado, passando pelo plano de marketing, plano operacional e por aí vai.

Investir em franquias poupa a dedicação e eventual desgaste envolvido nesse processo que é inevitavelmente complexo. Ao integrar uma rede de franqueados – no caso de Onodera, são mais de 1000 colaboradores distribuídos pelo Brasil – o suporte ao qual se tem acesso facilita e agiliza a estruturação de cada etapa envolvida na organização de um negócio lucrativo. Uma franquia consolidada, vai acelerar e possibilitar a boa estruturação da sua franquia, além dos franqueados serem estimulados a trocar experiência e insights, enriquecendo a pluralidade de visões quando houverem dificuldades.

A verdade é que a melhor escolha depende muito de você ter ou não um perfil empreendedor e de franqueado, assunto sobre o qual já falamos por aqui. Mas a estrutura conquistada por uma rede de franquias como a Onodera, indubitavelmente confere maior auxílio, conforto e quantidade de dados concretos sobre o mercado de beleza e estética. Ainda não está convencida sobre o melhor modelo de negócio para você? Baixe nosso e-book e veja por quê investir nessa área.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

ENTRE EM CONTATO

Deixe aqui sua mensagem. Responderemos assim que possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?