6 passos para ter um negócio de sucesso

6 passos para ter um negócio de sucesso

 

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos de crise. Muitos acabam desistindo do sonho ou falindo pois além do capital, para obter êxito é preciso muito trabalho, planejamento e organização. A seguir, confira 6 dicas imperdíveis para você ter em mente na hora de abrir sua empresa e aumentar as chances de ter um negócio de sucesso:

  • Identificação com o projeto

É imprescindível que você tenha afinidade ou esteja disposto a estudar sobre o mercado no qual você vai entrar. Se você tem conhecimento em turismo, não faz sentido abrir um restaurante. É importante que você saiba sobre aquele universo onde você vai investir e, caso seja leigo, estude e pesquise bastante antes para ter maior conhecimento e aumentar as chances da empresa dar certo, além de se certificar se é com aquilo mesmo que você quer trabalhar e construir um futuro.

  • Capacitação

Mesmo tendo conhecimento da área, a partir do momento que você vai ser dono de uma empresa que trabalha com aquilo, você terá que constantemente se atualizar sobre as últimas novidades daquele mercado. E é importante que não só você esteja bem informado, mas seus funcionários também. Invista em capacitação e treinamento, pois o retorno valerá a pena.

  • Divulgue e promova

Você pode prestar o melhor serviço da região, ter a melhor estrutura, mas não terá clientes se ninguém conhecer a sua empresa. Invista em divulgações e promoções entre os clientes já existentes para que eles façam o famoso “boca a boca”. Hoje em dia a internet e as redes sociais também são uma poderosa e barata ferramenta de divulgação. Mas nada de pedir para aquele seu sobrinho cuidar disso só porque ele não sai do Facebook, ok?

É necessário pesquisar bastante e, se for preciso, contratar profissionais ou agências qualificadas em marketing digital, mídias e SEO para que você tenha uma boa interação entre empresa e os clientes na internet, e seu site fique bem localizado nos resultados de buscas.

  • O cliente sempre tem razão

Esse é um ditado um tanto clichê, mas que merece ser recordado. O cliente é quem faz da sua empresa uma referência positiva ou negativa – sem clientes, não há lucro. Um serviço ou um atendimento mal prestado podem ser devastadores, ainda mais em tempos de redes sociais onde empresas são constantemente expostas por seu descaso com os clientes.

Isso ainda gerar um processo e uma dor de cabeça ainda maior, dando muitas vezes uma má reputação irreversível ou que pode demorar anos para ser recuperada. Novas empresas precisam de atenção redobrada neste ponto. Reconheça os erros, não há nenhum problema nisso, humildade é sempre bem-vinda.

  • Inovar e sair na frente

Quando se fala em inovação, as pessoas geralmente pensam em algo novo, nunca antes visto, mas inovação é também se destacar naquilo que você já vem fazendo. Pode se tratar também de um serviço ou de um atendimento diferenciado. Vale a pena se perguntar: “O que eu posso proporcionar para os meus clientes que os meus concorrentes não estão proporcionando?”. Pesquise, veja o que empresas do seu ramo em outras localidades do Brasil e do mundo estão fazendo para se destacar. Se inspire.

  • Segurança

Ao abrir um negócio você busca também segurança e o sentimento de que em algum tempo aquele investimento vai retornar e você conseguirá trabalhar com aquilo que sempre sonhou. Uma das opções mais procuradas e com taxas de sucesso altíssimas são as franquias. Ser um franqueado traz vantagens, como trabalhar com uma marca já reconhecida no mercado e contar com o apoio da empresa para que a sua franquia obtenha sucesso através da orientação necessária de mercado e do seguimento onde você vai investir.

Pesquise franquias que se adequem ao seu investimento e procure empresas que oferecem uma taxa justa de lucratividade. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias esteve na contramão da crise e cresceu 9,2% no primeiro trimestre de 2016. Cada vez mais as pessoas querem ser donas do seu próprio negócio e ter a segurança e o apoio que só uma marca consolidada no mercado pode proporcionar.

 

 

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