5 erros que podem ser fatais ao abrir uma franquia

5 erros que podem ser fatais ao abrir uma franquia

Abrir uma franquia pode ser uma forma segura de empreender. Mas existem alguns fatores a levar em conta antes de investir seu dinheiro em uma unidade, e ignorá-los, pode ser um erro fatal para seu sucesso. A condição mais básica a ser levada em conta nós já detalhamos aqui no blog Franquias Onodera, que é a análise do seu perfil em relação ao perfil de um franqueado. Agora confira cinco erros que devem ser evitados.

1)  Achar que uma marca se vende sozinha

A escolha de uma marca que te passe credibilidade, e na qual você enxergue potencial, é essencial. Mas saiba que há muito mais trabalho por trás do sucesso de uma franquia do que apenas o peso do nome do franqueador. Desde um bom atendimento até estabelecer e cumprir uma rotina de trabalho contam para o seu sucesso.

2)  Independência ou morte

Apesar de não poder confiar que o nome da marca do franqueador garanta o sucesso do seu empreendimento, é preciso seguir as direções dadas. Seus franqueadores têm maior expertise em gestão desse empreendimento e maior conhecimento de mercado, recepção do público, etc. Ter uma franquia não significa independência e não quer dizer que você tomará todas as decisões sozinho. Ignorar essas orientações pode significar a morte do seu negócio.

3)   Não interagir com outros franqueados e empreendedores

Os franqueadores não são sua única fonte de informação e apoio para tomada de decisões. Interagir com outros empreendedores da mesma franquia pode ser crucial para o seu sucesso, já que podem agregar uma visão mais ampla do desempenho da marca com a qual trabalha. Além disso, outros franqueados talvez tenham enfrentado dificuldades semelhantes a sua e podem fornecer orientações que fortaleçam o seu negócio e das franquias em geral.

4)  Respeitar as normas não é limitar seu negócio

Ao abrir uma franquia, é frequente que franqueados tenham dificuldade de enxergar além das orientações e normas do franqueador. Como já falamos, é de extrema importância trabalhar dentro das diretrizes dadas pelo franqueador, mas é possível inovar e destacar seu empreendimento. Nesse ponto, a comunicação pode ser uma boa forma de atingir esse objetivo, uma vez que conta cada dia mais com braços diferentes. As redes sociais, por exemplo, são diversas e de baixo custo. Saiba escolher a melhor linguagem e espaço virtual para chegar até seu público.

5)   Medo de assumir riscos

Por mais que você possa amenizar os riscos envolvidos na gestão de sua franquia, é necessário saber lidar com a existência deles e aceitar que algumas incertezas fazem parte da manutenção e inovação da sua franquia. Investir com capital próprio ou capital de empréstimos? Delegar alguma função à sua equipe ou não? E se a decisão é delegar, a qual funcionário? Conseguirei ter estabilidade em relação ao meu próprio salário? Todas essas perguntas explicitam riscos inerentes a qualquer empreendimento, e quando se trata de abrir uma franquia, não é diferente.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

ENTRE EM CONTATO

Deixe aqui sua mensagem. Responderemos assim que possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?