4 dicas para escolher a melhor franquia para você

4 dicas para escolher a melhor franquia para você

O setor de franquias segue a todo vapor no mercado brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2018, as franquias cresceram o faturamento em 5,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Mas se você já decidiu que abrir uma franquia é o caminho para melhorar sua vida profissional e pessoal, como escolher a melhor franquia?

Escolha um segmento que realmente goste

Antes de você começar a atuar em um ramo, é importante aprofundar-se no assunto. É sempre importante conhecer o setor no qual você pretende atuar, inclusive do ponto de vista de um cliente. Além disso, a gestão da sua franquia também exigirá certo conhecimentos na parte administrativa e financeira. Dessa forma, você tem mais segurança desde o momento que vai conhecer o projeto da franqueadora, evitando confusões diante de alguns termos e facilitando na hora de escolher a melhor franquia, até a condução do seu negócio rumo ao status de franquia de sucesso.

Certifique-se de que a marca está alinhada com o mercado

Uma visão macro é sempre importante nesse momento. Esse ponto de vista inclui a pesquisa e análise de tendências do mercado que você escolher para abrir uma franquia. A marca, querendo ou não, será o carro-chefe da sua franquia e por isso a necessidade de olhar se a franqueadora segue as tendências mais relevantes e mantém-se alinhada à realidade do segmento em que atua.

Uma boa dica para investir em uma franquia a fim de que ela siga atualizada é estar sempre atenta à inovações tecnológicas. Já falamos aqui no blog sobre o quanto a tecnologia é importante para a saúde financeira de uma franquia.

Ouça todos os lados

Vá a algumas franquias da marca que você almeja para conhecer a prestação de serviço de perto, mas também tente se aproximar de algum franqueado. Em uma simples conversa, antes de investir em uma franquia, pode te ajudar a prever dificuldades. Mas atenção, tente conversar com o máximo de pessoas para não achar que um único cenário bom ou ruim é uma realidade definitiva. Ao abrir uma franquia, ou qualquer outro tipo de negócio, é inevitável ter dificuldades e saber de antemão é bom para estar preparada quando chegarem.

Considere que grandes redes podem estar mais preparadas

Quando uma rede de franquias cresce e se estabelece no mercado, pode apostar que não é à toa. Claro, nada é perfeito, mas as grandes franqueadoras estão mais habituadas a auxiliar no processo para abrir uma franquia. As análises de mercado e insights que uma franqueadora grande, como a Onodera, podem te oferecer serão mais ricas em detalhes, logo, mais certeiras e efetivas. Com mais tranquilidade para escolher a melhor franquia pra você, fica mais fácil de aprender com calma e segurança sobre a área.

Deixe uma resposta

Fechar Menu